Publicado por admin em 27 de agosto de 2020

5 dicas de programas para edição de maquetes eletrônicas

Veja quais programas para edição de maquetes eletrônicas estão disponíveis para você! A maquete eletrônica, também conhecida como maquete 3D, é uma representação visual de um projeto de arquitetura com 3 dimensões feitos através de softwares gráficos específicos, os quais são uma representação muito mais próxima da realidade. 

 

O resultado? Representações muito mais próximas da realidade, são projetos perfeito e, na maioria das vezes, difíceis de diferenciar de fotos. 

Programas para edição de maquetas eletrônicas

Nesse texto você vai ver quais são os programas para edição de maquetes eletrônicas mais indicadas para arquitetos ou designer de interiores. 

1. SketchUp

SketchUp é um software de modelagem 3D muito fácil de usar, com um banco de dados com modelos extenso, criados por usuários e disponíveis para o download. Você pode usá-lo para esboçar (ou importar) modelos para auxiliar em todos os tipos de projetos – construção de móveis, criação de videogames, impressão 3D, design de interiores e tudo o mais que você puder imaginar. 

 

O programa inclui funcionalidade de layout de desenho, renderização de superfície e oferece suporte a plug-ins de terceiros. SketchUp também obteve sucesso com pessoas que desejam criar, compartilhar ou baixar modelos 3D para uso com impressoras 3D.

2. V-Ray

V-Ray é provavelmente o líder do mercado de criação de imagens estáticas de visualização arquitetônica. Ele produz em uma qualidade maravilhosa usando algoritmos de renderização tendenciosos ou imparciais, e é conhecido por sua velocidade.

 

A diferença entre a renderização tendenciosa e a imparcial está principalmente na velocidade. Os algoritmos de renderização imparcial vão calcular a iluminância em cada pixel de uma imagem, tornando-a precisa, mas é um processo mais lento quando comparado ao algoritmo de renderização tendenciosa. 

 

De forma geral, algoritmos tendenciosos vão dividir uma imagem em “células” de iluminância igual, ou quase igual, e interpola entre elas. 

 

Embora as renderizações tendenciosas sejam mais precisas do que as não tendenciosas, com um bom motor bem configurado, você pode não notar nenhuma diferença na qualidade, mas a diferença na velocidade pode ser imensa.

 

No entanto, V-Ray é um programa mais complexo. Mas é muito poderoso e configurável, o que vai refletir diretamente na sua curva de aprendizado. 

3. AutoCAD

O AutoCAD pode criar qualquer modelo em 2D e 3D, e também ajuda na construção de qualquer desenho que tenha sido feito a mão. O programa também permite que o usuário agrupe ou coloque objetos em camadas, mantenha os objetos em um banco de dados para uso futuro e manipular as propriedades dos objetos, como o seu tamanho, o formato e também a sua localização.

 

O AutoCAD tem inúmeras aplicações em uma ampla variedade de campos. O programa pode ser usado para projetos simples, como gráficos ou apresentações, ou projetos complexos, como desenhar a arquitetura de um edifício. Algumas outras aplicações práticas podem incluir: Design de interiores, projetos aeronáuticos, logos, belas artes, mapas, cartões comemorativos, projetos de engenharia e projetos arquitetônicos. 

4. 3DS MAX

3DS Max é um programa de computação gráfica para a criação de modelos 3D, animações e imagens digitais. É um dos programas mais populares na indústria de computação gráfica e é conhecido por ter um conjunto de ferramentas robusto para artistas 3D.

 

Um dos programas favoritos entre os desenvolvedores de jogos, estúdios comerciais de TV e também arquitetos em atendimento, o 3DS Max é de propriedade da Autodesk, a mesma empresa responsável por programas como Maya e AutoCAD. 

 

O 3DS Max é frequentemente usado para a modelagem e animação de personagens, assim como para a renderização de imagens fotorrealistas de edifícios e outros objetos. Quando o assunto é modelagem, o 3DS Max é incomparável por conta de sua velocidade e simplicidade. 

 

O software pode lidar com vários estágios de pipeline de animação, incluindo a pré-visualização, layout, câmeras, modelagem, texturização, rigging (processo de planejamento para atividades de içamento de cargas), animação, efeitos especiais, iluminação e renderização.

 

Com um dos pacotes 3D mais usados no mundo, o 3DS Max é parte integrante de muitos estúdios profissionais e é uma parte significativa de um canal de produções de jogos e filmes. 

 

O seu fluxo de trabalho é bastante eficiente e as ferramentas de modelagem são poderosas, o 3DS Max pode economizar um tempo significativo de artistas de jogos. Também muito popular para comerciais de TV e efeitos especiais de filmes, o 3DS Max costuma ser usado para gerar gráficos para uso junto com o trabalho de ação ao vivo.

5. SimLab

O programa SimLab é um software 3D poderoso e muito fácil de usar, aproximando a arte de arquitetos e engenheiros. Ele facilita o compartilhamento de dados 3D entre usuários técnicos e não técnicos, gerando arquivos PDF 3D, exportando para HTML / Webgl e exportando para Android / iPad.

 

Com o SimLab é possível que os usuários criem imagens renderizadas de alta qualidade e também façam ótimas animações, as quais podem ser usadas para criação de filmes renderizados, cenas em VR e arquivos PDF 3D animados.