A maquete eletrônica, ou ainda a maquete 3D, é uma forma de apresentar, visualmente, o projeto em uma modalidade de três dimensões, ofertando ao cliente uma noção de como será a execução dessa obra. Em outras palavras, a maquete eletrônica mostra a você a obra pronta no futuro. 

Essa maquete eletrônica é produzida em alguns softwares específicos em que alguns contam com efeitos diferenciados, como para iluminação ou texturas, e outros programas focam na agilidade de produção da maquete. 

O fato é que a maquete eletrônica já se tornou uma ferramenta indispensável dos profissionais de arquitetura, afinal, essa é uma maneira de captar mais cliente. 

Pense no seguinte cenário: você é uma pessoa que não entende de arquitetura e está buscando por um profissional que exerça a sua área da melhor forma. 

Dentre todas as opções que você encontrou, dois arquitetos demonstram ser mais aptos a realizar o seu projeto, porém um deles possui em seu portfólio as maquetes eletrônicas. 

Então, você percebe que essa maquete eletrônica é muito real, sendo uma representação do seu projeto, que está em mente, agora de uma maneira melhor visualizada, do que a planta baixa por exemplo. 

 

Quais os benefícios da maquete eletrônica? 

De fato, a maquete eletrônica é uma forma de agradar o seu cliente e deixá-lo satisfeito desde a fase de estudo preliminar até a execução da obra em si. Você conquistará o cliente e ele com certeza indicará para outras pessoas o seu serviço. 

Do ponto de vista do profissional, o arquiteto reduz o seu tempo de projeção, mão de obra no caso. A maquete eletrônica não exige tanto tempo do profissional quando comparada com outros projetos. 

Além disso, a maquete eletrônica ainda representa uma economia no valor da obra, pois a maquete física custa em média 3% do valor da obra, enquanto a maquete eletrônica não chega a 1%. 

Em resumo, a maquete eletrônica é um avanço para os profissionais da área de arquitetura e afins, pois antes os clientes se contentavam com os projetos físicos sem a prévia visualização, mas agora há uma revolução no setor. 

Além disso, é uma forma de evitar maiores alterações ao longo do processo de execução da obra, até porque o cliente ou o próprio engenheiro vai perceber algum detalhe que passou desapercebido. 

A conclusão é que a maquete eletrônica oferece benefícios para todos os envolvidos no projeto, desde o cliente até o empreiteiro responsável pela obra. 

 

Programas que fazem modelagem eletrônica 

Hoje em dia, há uma oferta maior de programas e softwares que ajudam esses profissionais a fazer a modelagem eletrônica, e separamos alguns exemplos para você. 

É interessante ressaltar somente que quem vai decidir qual o meu programa para você e o seu dia a dia é você mesmo, juntamente com as condições do seu computador, desde agilidade até sistema operacional. 

Portanto, a nossa recomendação é que você teste alguns programas em seu computador ou notebook e então conclua qual a melhor alternativa para você. 

 

– SketchUp: o SketchUp é o programa mais conhecido desse ramo, e é o software responsável por modelar os projetos em 3D e com ele você pode criar ou compartilhar, além de modificar, maquetes em 3D, deixando esse projeto do seu jeito, ou melhor, do jeito do seu cliente. 

Esse programa, SketchUp, comumente é usado juntamente com o V-Ray, um programa renderizador que deixa a sua imagem mais parecida com a realidade. 

 

– V-Ray: esse programa já apresente mais efeitos em questão de iluminação e texturas, então ele é considerado como um programa finalizador, pois ele fica melhor para dar o acabamento de sua maquete eletrônica. 

O V-Ray pode ser usado com o SketchUp (como foi citado acima) ou o 3DMAX, tornando as suas imagens muito realistas, como se fosse uma fotografia profissional, e por isso ele se torna imprescindíveis em projetos realistas. 

 

– AutoCAD: o AutoCAD também está no rol de aplicativos que são mais utilizados nos escritórios de arquitetura, apesar do foco dele ser em desenhos em 2D e 3D, porém esse software apresenta também algumas ferramentas para renderizar, mas não são próprios para isso. 

 

– 3DSMAX: esse é o programa mais usado no ramo de design, por apresentar cores tidas como mais vivas e se parecem com fotos reais. 

Além de criar maquetes eletrônicas, esse aplicativo oferece efeitos com luz ou reflexo diferenciados. Esse programa possui ainda plugins, sendo uma das opções mais práticas dos nossos exemplos. 

Esses plugins são importantes para dar mais qualidade para o seu projeto tanto para as imagens quanto para as modelagens. 

 

– Lumion 3D: esse programa não é reconhecido como um software em si, mas apresenta um rol gigantesco de recursos para finalizar o seu projeto. 

É necessário que você traga um arquivo modelado como “.fbx” para trabalhar a imagem que você deseja.

Falar com especialista.
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?