Maquete eletrônica 3D é um investimento necessário

A maquete eletrônica é uma importante ferramenta para os arquitetos em seu ambiente de trabalho, afinal, ela ajudará no momento de apresentação do projeto, visualizando melhor como ocorrerá a construção daquela determinada obra. 

Você, na posição de arquiteto ou profissional de mesma área, deve refletir sobre a importância que a maquete eletrônica tem em sua vida. A maquete eletrônica agrega valor ao seu período de trabalho, mas também na prospecção de clientes. 

Hoje em dia a prospecção de clientes é um tema muito comentado pela maioria dos profissionais, pois geralmente as pessoas preferem continuar em um lugar que conhecem há muito tempo, e não tentar novos profissionais. 

Por isso, você deve estar a todo momento tentando se atualizar às novas práticas do dia a dia dos arquitetos. A maquete eletrônica é uma prática recente, então nem todo mundo está habituado com essa ferramenta. 

Portanto, aqueles que dominam a maquete eletrônica são os que se destacam no mercado, pois eles exercem da maneira mais prática a sua profissão. 

Veja, a maioria de seus clientes não entende sobre o seu ramo, que é construção civil no geral, portanto a visualização pode ser um pouco mais complicada. 

Pensando nisso, você precisa, da melhor maneira, demonstrar ao cliente como ficará a sua obra. 

 

Devo investir nos conhecimentos sobre maquete eletrônica? 

Como falamos acima, a maquete eletrônica é muito importante para o seu relacionamento com os clientes, então você deve pensar que essa maquete 3D deve ser indispensável para a sua vida profissional. Além disso, ela não serve apenas como visualização da obra. 

O 3D não é uma ferramenta para visualizar melhor um projeto e pronto, pelo contrário, os seus benefícios vão além disso. 

Na maquete 3D, é possível simular melhor o estudo de volumetria, por exemplo, ou até mesmo a composição de elementos que compõe esse projeto, a exemplo de texturas ou materiais necessários. 

Você pode usar a maquete eletrônica a seu favor de forma a verificar a compatibilidade com projetos complementares, principalmente os projetos estruturais, que são de suma importância, mesmo com a presença da maquete eletrônica. Um não exclui a necessidade do outro. 

Isso significa dizer que, com a maquete eletrônica ou maquete 3D você melhora ainda mais a qualidade do seu projeto de uma forma geral. Com essa ferramenta, você diminuirá drasticamente as chances e riscos de alternações nessa obra. 

Sabemos que alterações são inevitáveis, e ao longo do processo de execução dessa obra muita coisa surgirá, porém por parte dos clientes você já pode evitar uma grande parte. 

Pergunte-se o motivo de os clientes pedirem tanta alteração. Isso mesmo, porque esses clientes não entenderam a proposta que você apresentou, portanto, ao executar, não gostaram desse resultado. 

A satisfação de seu cliente é um ponto crucial para a sua vida, enquanto profissional. O cliente precisa se sentir satisfeito e querido por você. Claro que você não precisa ceder a todos os pedidos desse cliente, mas é importante dar a atenção necessária. 

Com a maquete eletrônica, você pode gerar imagens realistas, ou próximas da realidade, e ainda vídeos que transmitam a melhor sensação para os clientes. 

Você deve também lidar com a possibilidade de que as alterações vão ocorrer, sejam elas solicitadas por empreiteiros, engenheiros responsáveis ou por clientes. 

Porém, com certeza, a maquete eletrônica diminui esse tipo de situação, e torna todo o projeto mais dinâmico. 

 

A sua maquete eletrônica deve ter qualidade 

Por mais que a maquete eletrônica exista para facilitar o nosso dia a dia como arquitetos, ela deve ser feita da melhor forma. 

Os passeios virtuais, como são chamados os vídeos em 3D, devem possuir todos os elementos importantes para essa maquete eletrônica possuir qualidade. 

Você não deve apenas jogar os elementos na maquete eletrônica e esperar, só pelo fato de que ela seja realista, cativar o seu cliente. Outras coisas são necessárias, e a qualidade é uma delas. 

Você só vai conseguir atingir a qualidade quando se especializar nisso, e isso significa investir em você mesmo. 

Não estamos aqui para ser parciais em relação a um aplicativo em específico, e sim às suas habilidades. Se você não investir em conhecimento, não há como entender o que faz, logo, vai fazer de qualquer jeito. 

Por mais que o aplicativo que você use seja de fácil manuseio ou que você já tenha facilidade e praticidade em montar a maquete 3D, é preciso investir no aprimoramento dessas habilidades. 

Tem um fator que diferencia uma maquete eletrônica de outra: conhecimento. Você pode ter toda a facilidade do mundo, saber lidar da melhor forma com a tecnologia, e mesmo assim entregar um trabalho não tão para o cliente. 

O que reafirmamos a todo tempo nesse texto é justamente que o seu cliente não possui nenhum conhecimento na área, então priorize sempre a qualidade e a entrega de um bom projeto. 

Contato