Maquete Eletrônica como ferramenta de simulação de percursos urbanos

Uma cidade que está crescendo, enfrenta muitos desafios quando o assunto é percursos urbanos, pois a medida em que há um crescimento populacional, há uma sobrecarga nas vias e ruas. 

Diante desse problema, é necessário um projeto para aliviar o congestionamento nas vias e avenidas. Uma das melhores alternativas é utilizar a maquete eletrônica como simulador de percursos com a finalidade de avaliar os problemas e buscar alternativas.

 

Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana nada mais é que a facilidade para se locomover na cidade, então podemos dizer que a ideia é tornar o movimento de pessoas leve e fluído, seja, no ónibus, metrô, carro, bicicleta ou até mesmo a pé.

Por estarem crescendo, as cidades estão perdendo a cada dia a capacidade de promover uma locomoção de qualidade para as pessoas, pois isso acarreta em uma melhor qualidade de vida, afinal de contas sabemos o quanto é estressante e cansativo passar horas em um engarrafamento no final de um longo expediente de trabalho.

A mobilidade urbana não é um fator que começou a ser discutido agora. Desde o movimento de deslocação em massa das zonas rurais para as urbanas, começou a ser observado que as cidades não tinham infraestrutura planejada para a quantidade de pessoas que estavam ocupando os espaços urbanos.

Os problemas de mobilidade urbana no Brasil são gerados por alguns fatores como a péssima qualidade nos transportes públicos, herança rodoviária no país, o crescimento das quantidades de carros circulando sem a manutenção das vias e a falta de planejamento urbano e arquitetônico das cidades. 

Para que esse problema seja evitado ou que seja solucionado, é preciso oferecer um plano bem elaborado de mobilidade urbana. Mas como fazer isso?

Aí é que entra a criação e desenvolvimento da maquete eletrônica animada, que permite que todos os aspectos sejam abordados, trazendo também uma simulação dos percursos urbanos. O conjunto de procedimentos pensados para melhorar o deslocamento da população da cidade, compõe o planejamento de mobilidade urbana, sempre procurando meios de oferecer à população uma qualidade de vida melhor.

Uma das soluções para a mobilidade urbana seria o planejamento da mobilidade sustentável, que está ligado ao tipo de transportes utilizados pelas pessoas que facilitam os trajetos que precisam ser percorridos.

Essas ideias podem ser bem apresentadas em uma maquete 3D, que possibilita a criação de ciclofaixas nas vias, espaços para VLTs (veículos leves sobre trilhos), desenvolvimento de rotas de metrô, facilitando a visualização, o que é bom para os responsáveis que devam tomar decisões, observar os prós e contras de uma modificação na estrutura de uma área urbana.

Por isso um planejamento é muito importante para a resolução desses problemas, e nesse momento que a arquitetura entra para ajudar a solucionar o problema. Um projeto arquitetônico é importantíssimo para organização e disposição de ruas e vias da cidade.

A padronização e organização dos ambientes em potencial crescimento é uma maneira de ajudar na mobilidade urbana. E a maquete 3D é muito importante para melhorar e procurar alternativas de soluções para uma melhor mobilidade urbana e qualidade de vida da população.

Para a simulação de percursos urbanos que possam ajudar a identificar problemas e criar alternativas de soluções, é recomendado o uso da maquete eletrônica com animação, que ajuda a mostrar detalhes das áreas, fazendo simulações dos problemas enfrentados pela população e também apresentando alternativas simuladas para uma mobilidade urbana sustentável.

Apresentaremos alguns softwares para a criação de maquetes eletrônicas de percursos urbanos com ferramentas relevantes para o desenvolvimento de um bom projeto de mobilidade eficiente nos centros urbanos.

 

3ds MAX

É um programa que possibilita a modelagem dos espaços, animações e criações em 3D. Com um cenário bastante realista e de alta qualidade. O 3ds MAX, é um software que pode atender de maneira completa a criação e simulação dos percursos urbanos. 

 

Blender

Esse software pode criar tanto maquetes estáticas como também as animadas, que são as que interessam ao profissional que vai fazer a criação e simulação dos percursos urbanos a serem analisados. Ela possibilita a criação de espaços e também de personagens. Uma ótima ferramenta para ilustrar as dinâmicas dos espaços e percursos urbanos. 

A elaboração de uma análise e posteriormente um projeto de solução de mobilidade urbana, é essencial para proporcionar uma qualidade de vida melhor a população da cidade, além de proporcionar uma melhor fluidez, desenvolver a sustentabilidade e acessibilidade nas vias de circulação.

Definitivamente a maquete eletrônica é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de percursos urbanos. Pois elas ilustram de maneira bem real todos os aspectos e detalhes das vias de circulação, que possam ajudar na simulação dos percursos urbanos reais a serem estudados.

Procurando de forma eficiente e prática solucionar problemas do dia-a-dia da população de uma cidade, utilizado ferramentas que possam fazer testes para criar uma alternativa de melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

Afinal de contas, ninguém gosta de esperar em um congestionamento, ou em um ponto de ônibus após uma longa jornada de trabalho!

 

Contato