Por mais que pareça apenas um detalhe na decoração, a mesinha de cabeceira é uma peça bastante funcional e versátil no ambiente. Afinal, serve como apoio para itens que costuma utilizar antes de dormir, como óculos, livros, hidratantes, controle da TV, celular, como d’água, etc. Da mesma forma, também serve como suporte para velas aromáticas, plantas, abajur, porta-retratos e outros objetos de decoração.

Sendo assim, por mais que você já tenha fechado negócio com a imobiliária FN Imóveis e esteja de mudança para o novo apartamento, é importante pensar em como será a decoração dos ambientes, principalmente do quarto que é um espaço mais íntimo.

Mas, sabemos também que não é tão simples escolher todos os itens. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar como escolher a mesa de cabeceira do quarto e como um projeto de maquete eletrônica 3D pode auxiliar nesta escolha.

Entenda sua função

O primeiro passo para escolher sua mesinha de cabeceira é entender qual será sua principal função no ambiente. Como falamos, ela é um móvel de suporte importante no dormitório, pois irá guardar itens que os moradores utilizam antes de dormir e logo ao acordoar. Mas, além disso, dependendo do modelo, também pode servir para armazenar algumas coisas, especialmente se tiver gavetas ou nicho. Inclusive, esse tipo de mesinha de cabeceira é ideal para apartamentos pequenos.

Sendo assim, antes de comprar a peça, é interessante que você entenda qual será a função do móvel no ambiente. Afinal, se for mais decorativo e de suporte, não há necessidade de investir em um modelo mais robusto e com gavetas.

Considere as medidas 

Depois de entender qual será a função da peça no ambiente, é hora de analisar as medidas do móvel. O recomendado é que ela seja da mesma altura, ou tenha pouca diferença, da altura do colchão. Afinal, dessa forma você consegue acessar com facilidade os seus pertences no dia a dia. Lembre-se, portanto, que o móvel nunca deve ser mais alto que a cama, pois isso causa uma certa estranheza no local.

Além disso, para facilitar ainda mais sua vida, é interessante ter alguma tomada ao lado, pois assim pode ligar o abajur ou conectar o carregador do celular, por exemplo. Da mesma forma, se possível, deixe 35 cm livres de cada lado da cama.

Por fim, para ser uma peça funcional, a recomendação é que a mesa de cabeceira tenha, pelo menos, 45 cm de largura e 35 cm de profundidade.

Analise o espaço disponível 

Outro ponto importante é que não é todo mundo que tem muito espaço disponível em casa, especialmente se mora em apartamento pequeno. Contudo, isso não significa que você não pode ter uma mesinha de cabeceira, mas sim que sua escolha deve ser ainda mais planejada.

Portanto, antes de sair às compras, tire as medidas do quarto, montando uma planta baixa e distribuindo todos os móveis que deseja incluir no local. Com isso, terá mais noção do quanto de espaço tem disponível para incluir a mesinha de cabeceira.

Pense no estilo de decoração do quarto

Vale lembrar ainda que o estilo de decoração também influencia na escolha do móvel. O ideal, portanto, é que você tenha um estilo definido para seguir e somente depois compre sua mesinha de cabeceira. A boa notícia é que existem diversos modelos, com diferentes designs, cores e formatos disponíveis no mercado. Portanto, você com certeza irá encontrar uma opção que se encaixe em suas necessidades, gostos e espaço disponível. 

Preze pela circulação

Independente se mora em apartamento grande ou pequeno, a circulação não pode ser prejudicada pela mesinha de cabeceira. Por isso, nossa dica é que você faça a planta baixa em escala e analise atentamente o quanto de espaço terá disponível para incluir o móvel. Dessa forma, você evita atrapalhar sua circulação e ter grandes transtornos no dia a dia.

O que colocar em cima?

Para completar a decoração, é possível incluir alguns objetos decorativos em sua mesinha de cabeceira. Além dos pertences pessoais que usa antes de dormir ou ao acordar, você pode colocar pendentes e luminárias, vasos de plantas, velas aromáticas, porta-retratos, livros, porta-jóias, aromatizador, etc.

Otimize o espaço

Por fim, se quiser aproveitar melhor o espaço do quarto, uma ótima pedida é apostar nas cabeceiras suspensas. Isso porque, elas oferecem uma área livre na parte de baixo, permitindo que você coloque outros itens, como organizadores, pufe, etc. Assim, otimiza o ambiente, sem deixar de lado a funcionalidade.

Então, agora que você sabe o que considerar na hora de escolher sua mesinha de cabeceira, já pode colocar nossas dicas em prática e sair às compras. Tenha em mente, portanto, que além de se encaixar no espaço, ela deve conversar com o estilo de decoração. Dessa forma, você consegue criar harmonia no ambiente, garantindo sofisticação e elegância, sem deixar de lado o conforto e praticidade.

Falar com especialista.
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?