A cozinha é um dos cômodos mais importantes de um apartamento, sendo um espaço que vai além do preparo das refeições, voltado também para a socialização com a família e convidados. No entanto, para garantir beleza, conforto e praticidade no dia a dia, é preciso planejamento, avaliando cada imóvel com a imobiliária CR Imóveis e escolhendo os eletrodomésticos mais adequados para seu perfil e necessidades. Mas, sabemos que essa não é uma tarefa tão simples, sendo necessário considerar diferentes fatores. Justamente por isto, um bom projeto de maquete eletrônica pode auxiliar você a visualizar como ficará sua cozinha, antes mesmo de comprar os eletros.

Portanto, se você está com dificuldade para escolher os eletrodomésticos da cozinha, não deixe de acompanhar o post de hoje e aprenda como fazer isso de maneira simples e prática com nossas dicas.

Considere as necessidades dos moradores

O primeiro passo para escolher os eletrodomésticos certos para sua cozinha é analisar as necessidades de todos os moradores do apartamento. Para isso, avalie o estilo de vida da família, os hábitos alimentares e outras demandas. Por exemplo, pessoas que costumam cozinhar e fazer a maioria das refeições em casa, terão necessidades diferentes de famílias que comem fora ou costumam pedir delivery com maior frequência. Além disso, se você e os outros moradores não têm costume de fazer bolos e outros doces, não há necessidade de comprar uma batedeira, por exemplo.

Portanto, pense em como é o dia a dia de cada um, a fim de obter as melhores escolhas.

Avalie o espaço disponível 

Outro ponto muito importante é considerar o espaço disponível. Tenha em mente que quanto mais eletrodomésticos comprar, mais espaço terá que ter para dispor todos eles do ambiente. Sendo assim, considere também outros utensílios, como louças, panelas, decoração, armários, etc. O ideal para eletrodomésticos maiores, como geladeira e fogão, por exemplo, é tirar as medidas do apartamento, considerando armários planejados e outros detalhes, a fim de garantir que eles realmente irão se encaixar no espaço. Caso contrário, você pode acabar comprando itens desproporcionais ou que não possam ser instalados devido ao tamanho.

Não tenha pressa 

Um dos piores erros para quem quer comprar eletrodomésticos é ter pressa para adquirir os itens. Devemos lembrar do famoso ditado que “a pressa é inimiga da perfeição”, pois assim é muito fácil esquecer de analisar algum detalhe importante e errar na escolha do eletrodoméstico. Além disso, você também pode perder a chance de economizar, visto que os eletrodomésticos estão sempre flutuando com seus valores.

Uma boa dica, portanto, é dar preferência aos eletrodomésticos essenciais e depois comprar os outros de acordo com as necessidades do dia a dia. Também é importante verificar a quantidade de tomadas disponíveis na cozinha e a voltagem da rede elétrica e equipamentos.

Saiba quais são suas prioridades

Se você quer fazer uma compra certeira de seus eletrodomésticos, é importante saber quais são suas prioridades. Existe uma grande variedade de produtos disponível no mercado, com diversas cores e estilos, além de funções que facilitam e muito nosso dia a dia, mas que podem ser dispensáveis, dependendo da situação. Sendo assim, antes de sair às compras, é importante fazer uma lista do que você realmente deseja e precisa ter. Com isso, irá colocar as prioridades no topo e comprar de acordo com suas necessidades e orçamento. Depois, ao longo do tempo, pode fazer as trocas desejadas.

Pense no estilo de decoração

Como falamos, existe uma grande variedade de modelos de eletrodomésticos, que atendem aos mais diferentes gostos e estilos. Portanto, se você deseja um ambiente bonito, harmônico e elegante, você precisa considerar o estilo de decoração na hora de adquirir seus eletrodomésticos. Hoje em dia, é possível ter cozinhas minimalistas, modernas, rústicas, vintage, clássicas, etc, mas você somente será capaz de obter esse resultado, se os eletrodomésticos também transmitirem essa sensação. 

Faça pesquisas

Existem diversas marcas de eletrodomésticos, além da possibilidade de comprar direto na loja física, on-line, etc. Nossa dica, portanto, é que você faça uma pesquisa aprofundada sobre especificações, preços e condições de pagamento. Isso porque, a diferença pode ser gritante de uma loja para outra. Além disso, por mais que geralmente na internet seja mais barato, isso não é uma regra. 

Tenha um planejamento de instalação

Por fim, mas não menos importante, a estrutura da cozinha é algo muito importante para considerar na hora de comprar os eletrodomésticos. Sendo assim, verifique se os equipamentos são compatíveis com a fiação, voltagem, quantidade de tomadas e passagens hidráulicas. Com isso, pode escolher os itens com maior facilidade e de forma certeira.

Então, agora que você sabe como escolher os eletrodomésticos de sua cozinha, já pode colocar em prática nossas dicas. Portanto, o primeiro passo é montar seu planejamento, considerando todos os aspectos do dia a dia, assim como estilo de decoração, espaço disponível, etc. A partir disso, já pode iniciar suas pesquisas, seja online ou em lojas físicas, a fim de garantir as melhores condições e qualidade de produtos.

Falar com especialista.
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?