Como sabemos, a maquete eletrônica ou como muitos falam, maquete 3d, é uma ferramenta muito utilizada por arquitetos e engenheiros para desenvolver projetos arquitetônicos completos com aspectos de volume, profundidade, textura, iluminação, cores e etc.

Para isso, os profissionais da área de construção civil veem a cada dia procurando aprimorar os seus trabalhos na maquete eletrônica, construindo projetos de qualidade que possam competir nesse mercado tão complexo.

Diante desses desafios, o profissional também se depara com um questionamento: qual é o melhor programa para se criar uma maquete eletrônica?

A maquete eletrônica deve mostrar de maneira realista e detalhista, como ficará o projeto depois de executado. Esse recurso ajudar a evitar erros de interpretação na hora da execução e no entendimento da ideia principal.

Para desenvolver a maquete eletrônica é necessário utilizar os recursos de softwares voltados para essa finalidade, mas com o aumento da utilização das maquetes 3d, houve também o surgimento de uma variedade de programas que atendem essa demanda.

Mas, qual é o melhor programa para se criar uma maquete eletrônica? A verdade é que há vários programas, para vários tipos de finalidade. Isso faz com que o profissional perceba que não há um software melhor ou pior, mas sim, programas que atendem a propósitos diferentes.

Vamos listar alguns dos programas mais utilizados no mercado de maquetes eletrônicas e suas principais características, e a partir dos dados, você terá a possibilidade de analisar qual seria o melhor programa para a finalidade que esteja desejando para o seu trabalho.

 

AUTOCAD

É um programa bastante utilizado por arquitetos e designer de interiores, focado principalmente em desenhos técnicos e peças industriais. O Autocad é um programa bem famoso e bastante utilizado.

Inclinado principalmente para produtos gráfico e desenvolvimento de projetos, com diversas funções e vantagens, que possibilitam tanto a criação de desenhos em 2D quanto o desenvolvimento de projetos em 3D.

Uma diferenciação do Autocad, é que eles possibilitam a criação de objetos 3D, e a movimentação dos mesmos. Além de permitir a exploração de espaços externos e internos do projeto detalhadamente, e efetuar cálculos estruturais.

Esse programa tornou-se o queridinho dos arquitetos, que o utiliza como uma ferramenta importante no seu trabalho, principalmente quando o assunto é criar um bom portifólio. Tendo versões pagas e de teste que permite usar gratuitamente por um tempo.

 

SKETCHUP

Assim como o Autocad, o Sketchup é um programa de desenvolvimento de maquete eletrônica muito utilizado pelos arquitetos e profissionais de designer de interiores. Esse software permite além da criação de projetos, seu compartilhamento.

O programa oferece a aplicação de cores, sombras e iluminação, tornando a criação bastante realista. Além do mais, sua interface intuitiva, faz com que seja de fácil manuseio, possibilita que o projeto seja desenvolvido em várias escalas. Podendo desenvolver desde uma reforma até um planejamento urbano de uma via.

O Sketchup tem versões pagas e também gratuitas, claro que com algumas limitações.

 

ARCHICAD

O programa é voltado com a elaboração de projetos, modelagens de instalações entre outras funções. É um software bem intuitivo e bastante utilizado para quem está começando agora na criação de maquetes eletrônicas.

O Archicad possibilita que mais de uma pessoa trabalhe no projeto ao mesmo tempo. Isso faz com que se tenha mais dinâmica no desenvolvimento da ideia e possibilite que a criação seja feita em um tempo menor. E também a possibilidade de quem está começando possa aprender com quem tem mais afinidade com o programa. 

Esse software também é pago, e possui uma versão de teste, gratuita.

 

3ds MAX

Esse programa possibilita que o usuário modele, faça animações e crie visualizações em 3D. Com imagens e cenário realistas, normalmente é um software voltado para a criação de games, mas pode muito bem ser utilizado para o desenvolvimento de uma maquete eletrônica animada.

São ideais para tour virtuais por dentro dos empreendimentos, o software conta com efeito de luzes, texturas e reflexos. O 3ds MAX, é um programa procurado por designers de interiores e arquitetos que procuram uma apresentação diferenciada em seus projetos.

Como os demais mencionados, esse programa também é pago, mas para quem se interessa por fazer animações em maquetes eletrônicas, apresentando um tour pelo projeto, é um investimento que vale a pena.

 

BLENDER

Por fim, apresentamos o Blender. Nele podemos criar e visualizar tanto maquetes eletrônicas estática, como também as animadas. É possível criar um conteúdo interativo com as ferramentas que ele disponibiliza. Além da criação e modelagem com riqueza de detalhes, tanto de ambientes como de personagens.

Ele é usado para jogos, animação, criação de personagens, mas pode facilmente ser utilizado também para a criação de maquete eletrônica. E o melhor de tudo, esse software é totalmente gratuito.

 

Como podemos observar, não há um programa que seja melhor que outro para se criar uma maquete eletrônica, mas sim, programas que irão atender melhor ou não as suas demandas. É necessário observar e analisar o que cada programa oferece.

 

 

Falar com especialista.
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?