Os arquitetos hoje em dia estão passando por uma revolução em sue mundo, que é a adesão da maquete eletrônica ou maquete 3D. Não importa como você chame, o fato é que essa maquete é uma ferramenta poderosa para esses profissionais da área de construção civil e esse é o nosso assunto hoje. 

Porém, não basta conhecer sobre os benefícios sobre a maquete eletrônica ou entender de forma ela pode impactar positivamente no seu trabalho. 

Com a maquete eletrônica você obtém diversos benefícios, e o principal é a forma de apresentação para o cliente do projeto solicitado. 

Antigamente, esses projetos eram apresentados de maneira arcaica, e pouco se entendia sobre o que estava sendo mostrado. Esse tipo de problema não ocorre mais hoje, afinal, esses cliente visualizam melhor a obra ainda no “papel”. 

De qualquer forma, quando se opta por adotar a maquete eletrônica em todos os projetos, é necessário priorizar a qualidade. 

De nada adianta entregar ao cliente uma apresentação cheia de elementos sem a qualidade como primordial. 

Você deve se especializar em um software em específico, e não estamos falando de nenhum de forma parcial, e sim a fim de melhorar a sua qualidade de trabalho.

 

Qual o melhor software para as maquetes eletrônicas? 

Não tem como eleger o software ou programa que seja melhor para fazer a sua maquete eletrônica, só quem pode responder a essa pergunta é você mesmo. 

O ideal é que você teste todos os programas possíveis e veja como o seu notebook ou computador reage. 

Os principais fatores que interferem nos programas utilizados é o processamento de sua máquina e a agilidade que esse software reage no seu computador. 

Em muitas referências vemos profissionais indicarem um programa em específico como sendo o melhor para esse fim, porém eles se adaptarem melhor aos programas indicados. 

Você, enquanto profissional, deve escolher qual software supre melhor as suas necessidades do dia a dia. 

Sabemos que alguns profissionais optam por equipar os seus notebooks com acessórios adicionais, como o SSD ou a memória externa. Mas nós não aconselhamos a isso. 

O nosso conselho é que você decida qual opção é mais rentável para você, com base na sua experiência própria, e não com os relatos alheios. 

Saber os comentários é importantes, mas se basear apenas nisso, e não testando, não é o ideal. 

 

Como saber qual o melhor software para as minhas maquetes eletrônicas? 

Separamos então alguns softwares dos mais conhecidos que você pode explorar à vontade para produzir projetos de qualidade. Vamos conhecer? 

 

– SketchUp: o SketchUp é um dos programas mais conhecidos entre os profissionais de arquitetura, e por isso é o primeiro de nossa lista. 

Ele não serve apenas para a modelagem 3D, mas isso é um adendo que reafirma a sua qualidade. Nele você pode criar ou compartilhar maquetes, além de modificar o que achar necessário. 

É possível ainda aplicar, no que for preciso, cores ou sombras com os mais diferentes efeitos para iluminação. 

Uma parte dos profissionais de arquitetura usam o SketchUp com o plugin do V-Ray para renderizar essas imagens e torná-las mais reais possíveis. 

 

– V-Ray: o V-Ray é outro programa muito conhecido dentre o pessoal de construção civil, mas, como até ressaltamos no exemplo acima, ele é plugin para ser usado juntamente com outro programa, a fim de tornar a imagem mais realista. 

A grande sacada da maquete eletrônica é deixar esse projeto 3D muito realista e quase irreconhecível quando colocada lado a lado com fotografias. 

Essa é a finalidade do V-Ray, pois ele deixa as imagens com um toque real e é indispensável para quem usa o SketchUp ou até o 3DSMAX. 

 

– AutoCAD: o AutoCAD é o programa mais usado nos escritórios de arquitetos, pois o foco dele é no desenho 2D e no desenho 3D. Contudo, o AutoCAD apresenta recursos para renderização também, no entanto são bem simples. 

O destaque do AutoCAD não é a renderização em si, e por isso essas ferramentas são simples, mas podem quebrar um galho em momentos de necessidade. 

 

– 3DSMAX: o 3DSMAX já foi citado aqui anteriormente, e ele é a principal busca no que se refere à geração de imagens mais densas e que necessitam de cores vivas, semelhantes às fotografias. 

O foco desse programa já é a criação propriamente dita das maquetes eletrônicas, trazendo ferramentas e opções sofisticadas para os elementos que você precisar, como as texturas. 

Inclusive, esse programa permite que você acrescente efeitos de luz ou até mesmo reflexos em seu projeto, tornando tudo mais detalhado e nítido. 

Esse software já acompanha plugins, motivando os seus clientes a continuarem a usar o programa, por ser mais prático que outras opções do mercado. Ele com certeza é o que apresenta melhor custo-benefício de hoje. 

Além disso, esses plugins ofertados são os responsáveis pela melhora de imagem ou modelagem. 

 

Falar com especialista.
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?