Publicado por admin em 1 de Maio de 2020

Por que devo contratar um estúdio 3D para fazer minha Maquete Eletrônica?

O Universo envolvendo a Maquete Eletrônica

Somente para relembrar, que compreendemos como maquete eletrônica, a forma como podemos entender a volumetria de um projeto arquitetônico em 3D, em sua devida escala, é um produto recente que antes eram desenhados à mão e hoje se usa a computação gráfica para a apresentação do resultado; também é conhecida como maquete 3D, e dentro desse nicho, temos os sub produtos, que podem ser: Tour Virtual 360º, Planta Humanizada, Tour Virtual em Vídeo e outros.

Esse produto é amplamente usado para atender a demanda na apresentação do projeto desenvolvido por arquitetos, designs de interiores, engenheiros (aqui neste artigo, falaremos voltado para o ramo da construção civil, porém, outras áreas se beneficiam dessa tecnologia, como desenvolvimento de produtos e engenharia mecânica são alguns exemplos). O objetivo principal de se contratar um Estúdio que entrega essa tecnologia é ajudar na compreensão melhor do projeto, explicando melhor espaço tridimensional e quais soluções podem ser usadas no caso em específico.

O processo que se dá no desenvolvimento de uma maquete eletrônica busca permitir que o cliente (ou observador) interaja com o ambiente, poder notar com riqueza detalhes como, cores, texturas e móveis que vão decorar o ambiente muito tempo antes da execução do projeto. É exatamente esse o motivo que a contratação desses serviços tem se tornado cada vez mais necessários para os profissionais da área como arquitetos, designers de interiores, engenheiros, atraindo grandes empresas do ramo da construção civil para esse circuito.
As empresas que desenvolvem esses produtos, vão ajudar tanto os projetistas, que são os arquitetos no caso, tão como o cliente final que pode ser um casal com filhos ou até uma construtora a visualizarem melhor onde estão investindo seu capital.

Mas isso nos leva a pensar, por que devo contratar um estúdio ao invés de eu mesmo produzir meus projetos em 3D?

Temos que ter ideia que a apresentação do seu projeto é que vai determinar a eficiência para o cliente ou um possível comprador de um empreendimento e até mesmo se investidores do ramo se vão comprar sua ideia, podemos dizer que uma renderização (que é o processo de desenvolvimento de uma imagem por computador) bem feita é o seu cartão de visita. Por isso, analise alguns motivos que pode ser vantajoso em se contratar um profissional da área.

• O Designer 3D estuda a finco em busca de novas tecnologias, tanto como em busca de melhores softwares e hardwares mais eficazes para a sua produção. Isso toma muito tempo e dedicação, pois as pesquisas não param nesse ramo e estão em constante mudanças, então, logo, seu escritório precisaria de uma pessoa focada nesse questão crucial.

• Desenvolver um bom trabalho ao confeccionar uma maquete eletrônica requer muito tempo e trabalho especializado em várias etapas do processo, isso se deve a riqueza de detalhes que envolve um projeto, que se inicia com o processo de modelagem e concluí todo o processo na pós-produção da imagem que é executada em um bom programa editor de fotos. Vamos falar brevemente dessas etapas;

1º – Com base nas informações técnicas do projeto arquitetônico, a equipe de modelagem inicia a construção da edificação, ou seja, são construídas as paredes, pisos, tetos, forros e depois são feitas as aberturas para a colocação das esquadrias.

2º – Detalhes de gesso, piso e revestimentos são devidamente desenvolvidos seguindo medidas e paginação do projeto, ficando pronto para a etapa de texturização. Rodapé e roda-teto também são inseridos nessa fase, sempre respeitando o projeto.

3º – Mobiliários que comporão o ambiente são inseridos e ajustados seguindo a disposição proposta pelo arquiteto, sendo tomado os devidos cuidados com a escala para que nada seja atrativos apenas aos olhos, mas em que se tenha compatibilidade com a realidade ao ser executado, isso requer um profissional com grande expertise para que nada saia errado, depois tudo é validado pela equipe de conferência.

4º – Cores de paredes e texturas como pedras são aplicadas, onde até algumas falhas propositais podem acontecer para que o realismos seja mais interessante, como marcas de pingos de tinta, folhas espalhadas pelo chão e até marcas que imitam manhas de água escorrendo nas paredes, mas isso é claro, sem tirar o brilho do projeto ou chamar muita atenção.

5º – Detalhes externos, como pisadas de passeios, piscinas, floreiras, caminhos são acertados na implantação e outros detalhes de fachada também são revisado com base na planta de arquitetura. Nesse processo o projeto paisagístico também é feito de maneira a harmonizar natureza e construção.

6º – Após a conclusão da etapa de modelagem, inicia-se o processo de Iluminação. Esse consiste em fazer ajustes de como luz e sombra e como elas se comportarão na maquete eletrônica, sendo um processo de extrema atenção, pois qualquer falha agora, pode levar tudo a se perder e estragar a apresentação final.

7º – Luzes diretas e indiretas são ajustas para que se comportem de como elas atuam no mundo real

8º – Detalhes que compõem o ambiente são inseridos, esses são importantes, pois eles é quem vai dar vida ao projeto, vasos, plantas, tapetes e cortinas são colocados para que a cena ganhe “brilho” da vida.

9º – Criam-se as câmeras que apresentaram o projeto da melhor maneira possível, sendo levando em consideração técnicas de fotografia com suas devidas regras para que uma melhor visualização seja apresentada. Detalhes como posicionamento da câmera e seus ajustes de abertura, tempo de exposição são afinados para um bom “clique”. É muito importante ter conhecimento nessa área para que essa etapa seja concluída com sucesso.

10º – Após a conclusão dessa etapa, inicia-se o processo de renderização e uma imagem de alta resolução devidamente preparada para impressão em grande formato é gerada, sendo dada a saída em vários canais que serão tratados no processo final de pós produção.
Todos esses processos vão ser cruciais para que o cliente final entenda que a imagem foi desenvolvida por uma boa equipe profissional.

• Após a etapa de produção ter sido concluída, uma equipe que se dedica integralmente a esse processo num todo, vai se certificar de que seus projetos sejam interessante aos olhos do seu cliente, sempre entregado imagens que causam uma boa impressão.
Nesse sentido, podemos dizer que é importante que a maquete eletrônica expresse realmente os detalhes que compõem seu projeto e que tudo seja concordante e fiel a realidade que será entregue. O bom designer 3D se preocupa com todas as etapas, desde a modelagem até a renderização, prestando atenção aos detalhes que darão realismo as fotografias entregues por meio da maquete eletrônica, adicionando efeitos em detalhes quando temos água na cena, ou até mesmo fogo, fumaça ou neblina.
Também devemos levar em consideração que um bom ângulo é que vai determinar se a imagem proposta vai ressaltar detalhes importantes do projeto para que esses sejam definitivamente inseridos em um portfólio ou usados para a apresentação em redes sociais ou impressos em grandes formatos como em outdoor, por isso devemos dar a máxima atenção a Aparência e Qualidade.

• Quanto trabalho não é mesmo? Associe tudo o que falamos até agora ao mundo atual, onde a Velocidade é um fator determinante para a apresentação de um projeto e além de tudo, tem que estar associado a praticidade. Um mercado cada vez mais exigente, temos que ser eficientes nos processos, rápidos, porém sem comprometer a qualidade. A imagem 3D deve estar sublime para os que a usarão, seja para a venda de um empreendimento imobiliário ou para compor o portfólio de um escritório de arquitetura, que usará essa imagem para postagem nas redes sociais para trazer credibilidade a sua marca.
Um Estúdio 2D especializado em desenvolver maquete eletrônica deve ter a expertise necessária para que a agilidade na entrega em nenhuma hipótese comprometer a qualidade da maquete eletrônica que será entregue, e isso é fato!

• Socorrista para todos os momentos…
Assim como um doente precisa imediatamente de ajuda médica, um bom parceiro na área de projetos pode ser o médico para aqueles projetos que nascem em pouco tempo. Também devemos entender que nem sempre a ideia inicial é a realidade que será entregue e que um projeto em 3D sofrerá revisões e alterações ate a aprovação final e nesse sentido, um Estúdio 3D deve estar preparado para dar suporte nesses momentos em que isso pode ocorrer e também deve estar apto para resolver problemas que surgem durante o processo de criação, sem onerar custos à entrega final. Por isso é importante neste ramo estar disposto sempre para atender as intempéries que surgem no meio do caminho.
Hoje é comum muitos projetos se iniciarem e devido a falta de acertos contratuais e falta de comunicação ficarem parados no meio do caminho e até posteriormente abandonados devido a falta de bom senso de ambas as partes, isso seria triste acontecer com seu projeto, e é nesse sentido que um Estúdio 3D pode auxiliar no desenvolvimento da maquete eletrônica para seu produto, oferecendo confiança e credibilidade na hora de acertos para os adendos do projeto em si.

• Uma empresa voltada para atender escritórios de arquitetura, imobiliárias, construtoras e incorporadoras deve ser capaz de absorver todas os itens apontados e estar disposta por entender que ser terceirizada também deve entender em ter a capacidade de absorver tarefas e ofertar esforços para o êxito de todos.
Quando este tipo de serviço é contratado, é certo observar que isso foi realmente necessário e que o contratante não quer ter custos extras como pagar salários fixos, estar sujeito a oneração de impostos federais relacionados a essa ação, tão como ter que investir em cursos e treinamentos para seus funcionários, ainda mais que essa etapa do projeto que pode ser um custo adicional extra e por ser uma pequena fração do projeto num todo.
O designer 3D deve ser prudente e sempre observar a mudança que ocorre constantemente em atualizações de sistemas e equipamentos, o determinar qual será sua metodologia de trabalho depois que tal tecnologia se tornar mais eficaz. Assim, seu escritório não precisa se preocupar com atualização de computados que serão usados para essa finalidade e nem com o licenciamento de programas que podem ser poucos usados ou até mesmo ter que parar uma etapa importante do projeto quando pode ocorrer uma falha operacional, quer seja ela humana, sistêmica ou uma falha de hardware.
Por isso que podemos afirmar que terceirizar pode ser a solução eficaz para sua empresa quando o assunto é o desenvolvimento de uma maquete eletrônica e seus sub-produtos.

• Poupar tempo é economizar e evitar gastos desnecessários! Essa é uma verdade e também podemos dizer que ela é proporcionalmente inversa.
Como podemos notar neste artigo, para o desenvolvimento de uma maquete eletrônica está envolvido muito mais do que se confeccionar simplesmente uma imagem renderizada e que diversas etapas com seus devidos processos estão intrinsicamente ligadas para o sucesso final, não dando espaço para amadorismo. Isso pode ajudar sua empresa em evitar gastos desnecessários e em obter bons resultados que podem ser facilmente ofertados por uma equipe devidamente preparada para isso. Pois se tem observado que muitos profissionais acabam tentando incorporar isso a sua pipeline de trabalho, mas os esforços e tempo aplicados em entender e aprender o funcionamento de softwares 3D com profundidade em todas as suas minucias, como conhecer plugins e engines de renderização tem levado muitos a chegar a conclusão que é melhor resolver isso contratando uma empresa especializada no segmento. Alguns, após anos de estudo acabaram chegando a um resultado que não atendem suas expectativas, não por conta de suas capacidades mas sim que para isso é necessário muita dedicação voltada para estudo envolvendo testes exaustivos e intensas pesquisas, nem sempre um profissional como um arquiteto ou um engenheiro possui tempo hábil para essas atividades, logo, tempo é dinheiro!

Exemplo de uma Maquete Eletrônica – Planta Humanizada

A Conclusão do assunto sobre contratar um Estudio 3D…

Um bom Estúdio 3D, oferta para sua empresa a expertise por estar Atualizada com novas tendências, entrega para você uma imagem com boa Aparência e Qualidade em Tempo Hábil para sua apresentação, sendo também um bom Parceiro para as horas de real necessidade possa resolver Questões Técnicas e ofertar Soluções, e ainda lhe oferece uma Vantagem Competitiva por não se preocupar com a contratação de mão de obra e gastos extras com Programas e Equipamentos ao te entregar imagens que darão Credibilidade a sua empresa e ajudar a economizar Tempo e Dinheiro por fazer Pesquisas e dar Treinamentos para os funcionários de seu Estúdio, conte com a RP Maquete Eletrônicas para isso, você e sua empresa merecem!