Os atuantes da área de arquitetura têm o hábito de usar alguns programas ou softwares para desenvolver os projetos de seus clientes, consequentemente esses usuários se dividem quanto a qual opção seria a melhor, uma das opções é a maquete eletrônica.

Não há como eleger o melhor software da área de arquitetura, pois você como usuário deve pesar e levar em consideração algumas coisas importantes, a exemplo do desempenho que esse programa tem em seu computador ou até mesmo a agilidade da resposta do determinado programa. 

O aconselhável é que você teste cada um desses programas no seu dia a dia e decida, com base na sua experiência própria, qual seria o mais apropriado para a demanda de clientes que tem. 

Além disso, é interessante que você confira quais as ferramentas existentes em cada um desses programas, pois alguns possuem opções mais simples, já outros mais complexos, e esse pode ser o ponto que define o programa como melhor para você. 

Lembrando apenas que o mais recomendável é que você adquira esses programas pelo site oficial ou através de um representante oficial da marca. 

Ao fazer o download por sites de credibilidade questionável, você deixa o seu computador vulnerável para possíveis vírus, e problemas no futuro, prejudicando o desempenho de seu computador. 

 

AutoCAD 

O AutoCAD é um dos programas mais conhecidos entre os profissionais de arquitetura, e é da empresa Autodesk, logo, com grande relevância e credibilidade. 

Esse software possui como finalidade atingir principalmente os profissionais da área de engenharia industrial, e em específico no que se refere ao projeto de peças mecânicas. 

Porém, com o tempo, alguns dos profissionais da área de construção resolveram aderir ao AutoCAD por ser de fácil representações dos seus desenhos arquitetônicos. 

Esse é uma dos programas mais antigos, logo, é muito requisitado em escritórios de engenharia ou arquitetura, portanto, é importante dominar o uso. 

 

Revit 

O Revit também é da Autodesk, mas ele está ganhando aos poucos o espaço em escritórios da área de construção civil, por ser mais moderno e o manuseio pouco conhecido por profissionais. 

Ele hoje em dia é tido como uma alternativa ao AutoCAD, por ofertar ferramentas avançadas e permitir que o projeto possa ser desenvolvido nele, o que gera um protótipo do projeto, não apenas a sua representação. 

O Revit gera o seu protótipo do projeto, como citado acima, e nele vemos as informações imprescindíveis do projeto, a exemplo dos cálculos ou relação de matérias. 

Com isso, vemos que o Revit oferece uma menor taxa de risco quanto a execução do projeto, podendo ser uma ótima ferramenta para os arquitetos.

 

V-Ray 

O V-Ray não é um software como os outros da lista, e sim um plugin, pois o seu objetivo é gerar renders, devendo estar dentro de outro programa para modelagem. 

O V-Ray apresenta os mais variados recursos para transformar totalmente as suas imagens. Esse programa pode ser instalado, por exemplo, no Sketchup ou 3DSMAX. 

 

Sketchup 

O Sketchup, por sua vez, é um software para a modelagem 3D em si, da mesma forma que o AutoCAD, e é mais usado por estudantes nos escritórios de arquitetura enquanto estagiários. 

Hoje em dia, o Sketchup é do Google, apresentando duas versões, sendo uma delas a versão PRO, que é a versão profissional, e a MAKE, a versão gratuita. 

Ele é um software mais fácil de manusear, quando comparado com outras alternativas. E, com os comandos do aplicativo, vemos que é possível a criação de volumes tridimensionais ou aplicação de cores, luzes, e por aí vai. as possibilidades são infinitas. 

A modelagem no Sketchup é mais realista quando utilizado algum programa para renderização, tornando-se imagens fotorrealistas. Nesse caso, você precisa instalar um plugin V-Ray. 

 

Lumion 3D 

O Lumion não é propriamente um software para a modelagem, mas traz na modelagem no formato .fbx. Nesse programa, você encontra uma biblioteca enorme com diferentes elementos para texturização, iluminação, objetos de decoração e enfim. 

Nele, você pode gerar as imagens necessárias e vídeos interativos, demonstrando o seu projeto de uma forma diferente para o cliente. 

Essa geração de vídeo com certeza é o maior destaque do Lumion em relação a outros programas, pois ele cria o vídeo com um menor tempo. 

A desvantagem que o Lumion apresenta é a importação de blocos de fora, além disso é necessário dominar o aplicativo para criar um render realista, como vemos em outros programas e softwares. 

 

Photoshop 

Ao falar em render ou programas mais usados na área de arquitetura, o Photoshop deve estar na lista, pois esse programa é mais do que necessário para esses profissionais. 

O Photoshop em si é um programa voltado para editar imagens, logo, no caso de um render, você pode manuseá-lo e melhorar ainda mais a qualidade dessa foto, deixando o mais próximo possível da realidade, a ponto de não saber qual a diferença entre render e foto real.

Falar com especialista.
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?